Terapia Holística

A Vida é uma Grande Jornada

journey
Escrito por Ysa Nuit

Imagine uma estrada, cheia de curvas e relevos, tão longa que você não consegue visualizar onde termina. Você compreende que não enxergar o final é irrelevante, pois basta dar um passo para seu campo de visão aumentar. Você também sabe que todas as pessoas do planeta têm suas próprias estradas individuais e ninguém pode substitui-las na tarefa de caminhar, porém, ao longo do trajeto várias pessoas aparecem para tornar a caminhada mais interessante: professores, amigos, conselheiros.

path1Alguns trazem água e aliviam a sede. Outros trazem livros e conhecimentos novos. Alguns parecem atrapalhar, mas mesmo estes são importantes, pois ensinam muito de você para si mesmo. Tem aqueles que vêm pedir ajuda e você consegue oferecer apoio, já com outros você não sabe muito bem o que fazer.

Os cenários mudam, as estações passam e se repetem, algumas armadilhas você já identifica à distância, outras são novas e têm alguma lição inclusa, então não há qualquer problema em se demorar num aprendizado para que ele seja devidamente compreendido. Às vezes bate o cansaço, a vontade de desistir, e olhar para as estradas dos outros e vê-las mais floridas traz emoções desagradáveis.

Pior é quando atravessamos pântanos sombrios e não enxergamos o propósito naquilo: é solitário, escuro, desolador. Então decidimos encurtar a jornada, e utilizamos o que estiver ao nosso alcance. Alguns seres aparecem e tentam nos animar, dizendo que logo mais enxergaremos a luz novamente, eles asseguram que ela está ali, só não conseguimos vê-la ainda. Outros seres, entretanto, nos dizem que não precisamos passar por aquilo, que a decisão de concluir essa estrada está em nossas mãos. Surgem ideias de morte e quanto mais alimentamos essas ideias, mais fortes elas ficam.

road2

Esse é o momento de uma grande bifurcação na estrada. Um caminho parece pedregoso, mas não há certeza quanto a isso, é apenas uma dedução. O outro caminho tem uma porta com uma placa que sinaliza “FIM“. Como é atraente essa porta! Colocar um fim a tudo isso, todo essa caminhar incessante, por quê não?! Decidimos entrar ali, é hora de acabar com essa história. Viramos lentamente a maçaneta e um filme passa em nossa memória, todas as pessoas que conhecemos, todas as escolhas, todos os lugares, todos os sonhos e projetos, tudo ficará no passado. É doloroso demais estar nesse pântano. Cheios de expectativas, atravessamos esse portal e o fechamos atrás de nós.

Mas que decepção, a porta conduz a uma nova estrada, não existe o FIM de verdade! Esse novo lugar é um grande vazio, mais escuro que o pântano anterior e com dores mais intensas do que no antigo cenário. O tempo parece não passar e nossa consciência vai aos poucos entendendo o grande Jogo da Vida. Entendemos que estávamos interpretando um papel, mas não somos aquele personagem, somos o ator. Era uma encenação, uma peça de teatro, mas abandonamos o script que havíamos escolhido para nós.

door1

Uma onda de desespero vai tomando conta, sabemos que um dia teremos de retornar. Quando? É uma decisão que nos cabe, e quando ela está feita, visualizamos a silhueta de uma nova porta adiante, contornada por uma luz muito sutil. Nosso corpo exaurido reclama por socorro, faltam forças para levantar. Então um impulso nos ergue, uma força que nem sabíamos ter nos transporta para esse portal. É hora de girar a maçaneta e conhecer o novo cenário que nos aguarda.


Esse conto é uma metáfora da Existência. Estamos todos nesse tabuleiro, alguns já compreenderam e transitam por cada estágio sem apego ou desânimo. Para quem ainda não compreendeu, não está seguro ou não consegue tirar da cabeça a ideia de colocar um FIM a esse labirinto existencial, tenho uma boa notícia. Há uma estação de cuidados ao seu lado, é só olhar com atenção e acionar o chamado. Rapidamente você receberá o suporte necessário para continuar sua história com mais clareza e confiança.

Criei esse conto para apresentar-lhes meu trabalho com as Jornadas Terapêuticas, um método que desenvolvi para ser acompanhante de pessoas que desejam orientação, suporte, esclarecimento e uma maleta de ferramentas para fortalecê-los ao longo de todo o trajeto. Caminharei ao lado dos que me chamarem e ensinarei tudo que aprendi e continuo aprendendo em meu próprio itinerário.

Você não necessariamente precisa estar pensando em atitudes destrutivas para se beneficiar com as Jornadas Terapêuticas, pois elas são exclusivas para seu propósito. Logo no primeiro encontro é traçado um objetivo e os próximos atendimentos são feitos com base na sua busca. O que você deseja? Aqui vão algumas das metas que já acompanhei:

  • Equilíbrio Emocional
  • Paz Interior
  • Autoconhecimento
  • Expansão de consciência
  • Criação de hábitos fortalecedores, como a meditação
  • Recuperar o ânimo de viver
  • Libertação de traumas da infância
  • Elevação da autoestima
  • Cura de desordens psicossomáticas

Abaixo há um teste para você avaliar seu nível de satisfação pessoal. Responda “sim” para as afirmativas com as quais se identificar:

writing1

  1. Faço minhas atividades com lentidão
  2. Meu futuro parece sem esperança
  3. É difícil me concentrar em leituras
  4. Não costumo sentir prazer ou alegria como as outras pessoas
  5. Tenho muita dificuldade em tomar decisões
  6. Perdi interesse em aspectos de minha vida que antes eram importantes
  7. Sinto fraqueza, cansaço e fadiga com frequência
  8. Tenho que fazer grande esforço para efetuar tarefas simples
  9. Sinto culpa e muitas vezes acredito que mereço sofrer
  10. Penso que sou um fracasso
  11. Sinto-me sem vida
  12. Meu sono não tem sido normal, ou durmo demais ou tenho insônia
  13. Já pensei muitas vezes em como seria morrer
  14. Mesmo quando coisas boas acontecem comigo, não consigo me sentir muito feliz
  15. Não tenho uma relação equilibrada com a alimentação
  16. Por diversas vezes descuidei de minha higiene, deixando de tomar banho ou de escovar os dentes
  17. Já perdi a conta de quantas vezes desmarquei encontros com amigos ou deixei de sair, é cansativo fingir que estou bem
  18. Passo a maior parte do meu tempo assistindo séries e/ou novelas para fugir da minha realidade

Para quantos itens você respondeu “sim”? Mais de 5? É fácil confundir sintomas de depressão com uma tristeza causada por um motivo específico, então fique atento a isso e refaça o teste daqui a alguns dias, pode ser que suas respostas sejam outras. Mas se você já vem apresentando um estado emocional melancólico há um certo tempo, ou acaba sempre retornando a ele, anda sem motivação e não tem conseguido encontrar um propósito em permanecer em sua estrada, considere mandar um e-mail para mim, vamos conversar, apresentarei mais detalhes sobre meu trabalho e você tomará a decisão que estiver de acordo com o seu coração, afinal, todas as respostas estão dentro de você.

A vida é muito mais!

liberdade-corac%cc%a7a%cc%83o

Sobre a autora

Ysa Nuit

Terapeuta Holística, Reikiana, Taróloga, Palestrante, formanda em Psicoterapia Reencarnacionista, atua com as técnicas: Fitoenergética®, Radiestesia, Meditação, ThetaHealing®, Estruturação Quântica da Consciência (EQC), Cromoterapia, entre outras.

4 Comentários

  • Mara, gratidão por essa Jornada que você nos conduz magistralmente. Seu acolhimento, luz e ferramentas que utiliza durante os encontros emanam compreensão e serenidade. A cada encontro uma ferramenta diferente para nos guiar em nossas próprias buscas, diferente de todas terapias que já havia me submetido. Você nos mostra seu lado humano e nos faz perceber que todos nós somos semelhantes, nem melhor ou piores que ninguém. Gratidão pelas energias positivas, serenidade e potencias adormecidos que você despertou em mim ao longo da jornada terapêutica. Foi a melhor experiência terapêutica que já tive. Nasceu uma amizade e brotou a autoconsciência! Gratidão suprema!
    Grande abraço.

    • Querido Kauê, gratidão pelas palavras! Tive imensa alegria em te acompanhar nessa Jornada Terapêutica de crescimento e transformação, e posso afirmar que foi uma grande honra ver sua expansão de consciência. Foi tudo lindo! Gratidão por me ensinar tanto e por ter sido um jornadeiro ativo, topando cada uma das minhas propostas, afinal, eram para seu próprio benefício. Muito obrigada pela confiança depositada, sua trajetória é um exemplo! Um abraço bem apertado! <3

  • Maior, assim me sinto. Obrigada querida amiga, pela jornada que percorri, guiada por sua serenidade, lucidez, espiritualidade e carinho. Ao longo deste período de descobrimento e terapia encontrei algumas amarras que, de maneira doentia e estéril, me prendiam a dores passadas. Purifiquei energias e me recarreguei com novas vibrações através da Fitoenergética e do Reiki. Entendi sentimentos estranhos através do Tarô Terapêutico. E, o mais lindo de tudo, crescendo pude carregar no colo, com muito carinho, a criança que fui e que antes não conseguia amar. Numa existência em que vivo a tentar conhecer quem sou, dei passos importantes na direção da clareza, do equilíbrio e da paz. Muita gratidão. Gratidão imensa, Mara!

    • Sandra querida, seu comentário me fez ficar com os olhos marejados. É para esse tipo de transformação que eu me dedico, pois todos nós merecemos uma vida mais plena. Sua Jornada foi um exemplo de grandes mutações e sinto-me muito honrada por ter te acompanhado em cada etapa do processo. Gratidão suprema pela confiança e amizade. Mais e mais Luz para sua evolução, minha querida. Forte abraço!

Deixe um comentário