Psicologia Transpessoal Psicoterapia

O que é Psicoterapia

bird1
Escrito por Maya Lakshmi

O que é psicoterapia?

É uma prática clínica desenvolvida por profissionais que possuem uma escuta qualificada, ética e sigilosa.

A psicoterapia visa acolher pessoas que estão sofrendo pelos mais diversos motivos e que buscam nessa prática uma ferramenta de equilíbrio e autoconhecimento.

Apesar do nome ‘psicoterapia’ não ser de uso exclusivo de psicólogos, a maioria dos profissionais que se denominam assim são formados em Psicologia e é nesse sentido que usaremos essa definição.

Como funciona?

Em geral, uma sessão de psicoterapia tem duração média de 50 minutos, com encontros semanais.  Nesses encontros o cliente escolhe o tema que quer abordar e desenvolve cada assunto segundo seu próprio ritmo. Muitas vezes não estamos totalmente prontos para falar de determinadas questões e quem dita o momento de falar e se aprofundar em algo é o cliente. O psicoterapeuta acompanha esse ritmo e faz perguntas e comentários que podem ajudar a trazer clareza ao que foi dito ou ao que o cliente está sentindo. Mesmo quando o profissional nada fala, não se engane, sua escuta não é passiva e ele está colhendo os dados necessários para intervir de forma útil.

A existência de um lugar e de uma pessoa que está ao seu dispor para te ouvir integralmente, sem julgar, já traz um profundo alívio e a relação que se estabelece tem o potencial de se tornar um ponto de referência, e de fortaleza, para trilhar o seu caminho de autotransformação.

desatar as palavras

Por quanto tempo ficarei em terapia?

Cada processo é vivido de acordo com a história e a demanda de cada um. Portanto, não há um cálculo prévio para essa resposta. Em geral, o processo termina quando você sente que já obteve toda a ajuda que buscava.

Eu faço acompanhamento psiquiátrico, a psicoterapia é indicada para mim?

Sim, estudos recentes têm apontado melhores resultados em pacientes que fazem uso de medicamentos associados à visita semanal ao psicólogo. O autoconhecimento que a psicoterapia proporciona, a médio/longo prazo, traz benefícios imensuráveis.

Quando a Psicoterapia é indicada?

» Em razão de grandes mudanças em sua vida, sejam elas positivas ou negativas, e você tem sentido dificuldades de adaptação e/ou aceitação;

» Caso você vivencie um contexto de luto com a presença de uma saudade incapacitante;

» Se frequentemente você tem a sensação de que não pertence ao seu próprio corpo ou tem dificuldades em aceitar sua imagem. E ainda se convive cotidianamente com hábitos alimentares que te trazem algum tipo de sofrimento emocional;

» Quando a lembrança de algum acontecimento torna-se recorrente e paralisante, te impedindo de viver o seu presente de forma mais plena;

» Se a tristeza, angústia ou ansiedade, por exemplo, deixarem de ser plano de fundo em momentos específicos, e tornarem-se protagonistas de sua rotina.

Existem diversos sentimentos, pensamentos e comportamentos que podem fazer com que você busque ajuda profissional e possa ser beneficiado com o acompanhamento de um terapeuta.

Independentemente de definições externas, o que deve ser levado em consideração é seu desejo de iniciar um processo de autoconhecimento e transformação pessoal.

oceano

 

Para te ajudar a pensar sobre sua necessidade de iniciar um processo psicoterapêutico, de imersão em si mesmo, de busca por autorrealização, compartilharei duas citações que falam indiretamente sobre esse caminho.

Estarei vivendo de uma maneira que é profundamente satisfatória para mim e que me expressa verdadeiramente? Esta talvez seja a pergunta mais importante.

Carl Rogers (psicólogo criador da Abordagem Centrada na Pessoa)

 

Pois viver deveria ser – até o último pensamento e derradeiro olhar – transformar-se.

Lya Luft (escritora e tradutora brasileira)

Sobre a autora

Maya Lakshmi

Psicóloga, Terapeuta Transpessoal, ThetaHealer, Life Coach, facilitadora de círculos de Mulheres, estuda os Movimentos de Resgate ao Sagrado Feminino e o Método de Autoconhecimento Pathwork.

Deixe um comentário